segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FSA realizará diversas palestras durante a Semana da Diversidade Sexual

Durante a Semana da Diversidade Sexual a Faculdade Santo Agostinho realizará diversas palestras para discutir sobre as diferenças e manifestações sexuais, bem como a disseminação do preconceito contra os homossexuais.

Na manhã desta segunda-feira, 22 de agosto, a primeira palestra foi ministrada pela professora e mestre em Políticas Públicas, Marfisa Mota, no auditório da FSA para os alunos do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º períodos do curso de Serviço Social com o tema “Diversidade Sexual e Serviço Social”.
Antes de iniciar a palestra, a professora fez uma dinâmica com os alunos reunindo-os em grupos de quatro a fim de fazer com eles refletissem sobre suas diferenças, valores e conceitos e ainda compreender essas mesmas questões no próximo.

Ela iniciou falando sobre a 7ª Semana do Orgulho de Ser e sobre a parada da diversidade que ocorrerá dia 26 de agosto a partir das 16h na Av. Raul Lopes. A Professora fez um contexto histórico sobre as manifestações sexuais, no qual enfatizou que essas manifestações estão presentes desde os primórdios.
Marfisa falou ainda sobre a questão homofóbica, que envolve o preconceito das pessoas, da violência contra os homossexuais e sobre a Legislação atual que propõe a criminalização da homofobia. Esclareceu sobre as formas de denúncia e onde devemos denunciar, citando o Disk 100, os Centros de Referências e grupos de apoios à pessoas que passam por qualquer forma de preconceito.
“Todos nós temos o direito de decidir sobre nossos desejos e a construção de uma sociedade sem desigualdade consiste em respeitar as diferenças”, disse Marfisa sobre os direitos LGBT. Ela questionou os alunos sobre as mudanças que ocorreram de algumas décadas para cá e relacionou o movimento da Diversidade Sexual com o curso de Serviço Social.
Ainda nesta segunda, a partir das 18h30 será realizada na FSA, outra palestra destinada aos alunos do curso de Serviço Social com a presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Maria José Nascimento.
Nesta terça-feira, 23 de agosto, a palestra vai ser ministrada pelo Prof. Dr. Fabiano Gontijo com o tema "CASAR" OU "FICAR"? AMOR, FAMÍLIA E CONJUGALIDADE ENTRE HOMOSSEXUAIS EM TERESINA, aberta aos alunos dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Jornalismo, Pedagogia e na quarta-feira, 24 de agosto, é a vez de Valéria Melki Busin da Associação Católica pelo Direito de Decidir, que discutirá sobre o Estado Laico e Direitos Sexuias. A atividade também será aberta aos alunos dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Jornalismo, Pedagogia.

Edição: Marília Andrade e Marcelino Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário