quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Rondonistas da FSA participam da Operação Oiapoque Laranjal do Jari-AM

A equipe de rondonistas da FSA que participaram da Operação Oiapoque desenvolvida entre os dias 09 e 25 de julho de 2011, no município Laranjal do Jari, do Estado do Amapá, realizaram diversas atividades com grupos de idosos, cinema para jovens, curso para professores, entre outros.

De acordo com o professor da FSA, Leonardo Sales, um dos rondonistas, foi realizada uma capacitação para os gestores da secretaria municipal de saúde, na oportunidade discutimos educação permanente em saúde. “Ajudamos a elaborar um projeto para captaççao de recursos na área junto ao Ministério da Saúde.

No grupo de idosos foram desenvolvidas várias atividades, dentre elas, ensaiamos a quadrilha com eles e parte do grupo se apresentou no festival de quadrilha que ocorreu na cidade. Diariamente, realizamos o CINE RONDON. Os filmes exibidos eram depois discutidos fazendo a ponte com a realidade local e contou com o apoio dos profissionais do CRAS. Um dos filmes mais interessante e bem debatido foi o do cineasta Cícero Filho, o Ai que Vida, devido ao apelo regional e popular da linguagem, levando o público a se identificar mais com o filme.

Segundo relatos dos rondonistas da FSA, durante o período de atividades na cidade o corpo de bombeiros levou e acompanhou os rondonistas numa visita a duas comunidades mais afastadas do município, Laranjal do Jari. Na comunidade da Padaria foram feitas recreações com as crianças através de histórias, brincadeiras e arte. Na comunidade de Santo Antônio da Cachoeira, além da atividade com as crianças, fizeram uma roda de conversa com os moradores para discutir a construção da hidroelétrica do Jari e o fortalecimento da associação de moradores.

Dando continuidade às atividades, foi realizado um curso de capacitação para os professores e educadores sociais. Nesse curso foram discutidas as temáticas: motivação, formação de atitudes e violência na escola. A equipe recebeu o apoio da Secretaria de Municipal de Educação da cidade.

O curso de capacitação para os agentes comunitários de saúde contou com a presença de 70 agentes. Foram discutidas as políticas de saúde, principais enfermidades e primeiros socorros. Para o professor Leonardo, “o curso foi bastante interessante. Os ACS avaliaram  como um dos melhores que já tiveram. Fizemos uma metodologia bem diferente, buscando trocar experiências entre o que ocorre no Piauí e o que ocorre no local”, explica.

O SEBRAE é também um dos parceiros nas atividades da equipe FSA, na capacitação com empreendedores locais. Segundo os rondonistas, “estamos trabalhando com a Associação dos Mototaxistas e dos taxistas da região. Tem tido ótima participação”, informa.

Na última semana, a equipe da FSA trabalhou na cooperativa de castanhas e a Associação das Parteiras, desenvolvendo atividades com esses grupos de mulheres, oportunidade para discutir a violência doméstica, trabalho  em parceria com a delegacia, promotoria e defensoria, além da coordenadoria da mulher da prefeitura. O trabalho inclui ainda uma capacitação com as parteiras em parceria com a Associação das Parteiras.

Edição: Juaceli Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário